top of page
Post: Blog2 Post

O que é o DESIGN THINKING e como pode transformar o seu negócio

Versión en español disponible en Instagram: @comcolino

  • Coluna escrita pelo engenheiro Julio Ocaña Crespo

  • Especialista em Metodologias Ágeis

  • Consultor Estratégico em Inovação e Melhoria Contínua

  • Certificado em LEGO® SERIOUS PLAY® e Design Thinking


Parece que a tecnologia e as tendências crescem a um ritmo acelerado e, muitas vezes, as empresas têm dificuldade em prever as grandes mudanças que estas trazem dentro de cada um dos seus mercados, fenómeno conhecido como Mundo Exponencial. Nestes ambientes, não só é difícil prever o que vai acontecer, mas é extremamente fácil ficar para trás na corrida para se manter relevante como empresa devido à grande velocidade com que se cria valor nos produtos ou serviços oferecidos. . Porém, existem metodologias que nos permitem buscar inovação em nossos negócios para permanecermos líderes de mercado, uma delas é o Design Thinking.


O Design Thinking nasce da necessidade de criar inovação dentro dos produtos sob uma metodologia confiável que nos permita entender um problema que está sendo vivenciado e criar soluções inovadoras com o auxílio de uma equipe multidisciplinar e dos requisitos geradores de valor. Este é um processo evolutivo que busca a perfeição nos produtos, serviços e até processos de uma empresa orientados às necessidades do cliente ou usuário.

Porém, é preciso começar com um pequeno teste para ver se a ideia a ser desenvolvida passa nos três desafios para garantir que seja verdadeiramente inovadora. Este teste é denominado “Os Três Desafios da Inovação”, através deste simples exercício você pode garantir a desejabilidade, viabilidade e viabilidade de qualquer ideia que tenha em mente, proporcionando sucesso à inovação futura.


O primeiro passo é analisar a conveniência da solução ou ideia, envolve clientes ou usuários que têm um problema e estão dispostos a pagar porque daria uma ótima solução para ele. O segundo teste é o de viabilidade, que corresponde à análise do que é possível implementar tecnicamente e que os recursos necessários para concretizar a ideia podem ser utilizados para o seu desenvolvimento. E, por último mas não menos importante, que seja economicamente viável, isso significa que pode ser sustentável como negócio e gerar retorno suficiente para investir na execução dessa ideia.


Realizada a prova “Três Desafios da Inovação”, são realizados os processos da metodologia Design Thinking, que se resumem em 5 passos básicos para garantir a criação de soluções de alto valor. Ter empatia com o usuário ou cliente para entender suas necessidades e critérios de valor, definir o problema que deve ser atacado, traçar uma solução através de uma equipe multidisciplinar de natureza técnica, criar um protótipo da referida solução, colocá-la à prova e a partir daí segue um ciclo evolutivo de aprendizado constante até que a solução do problema seja alcançada.


O maior sucesso do Design Thinking foi a criação do empreendimento AirBnB, empresa que desestabilizou de forma disruptiva a hegemonia dos hotéis na indústria do turismo mundial. Em São Francisco, Brian Chesky e Joe Gebbia, dois designers que dividiam um apartamento, tiveram um aumento no custo do aluguel e decidiram aproveitar o espaço extra que tinham para alugar um local para abrigar os participantes das convenções de design que estavam sendo realizadas. Com apenas 3 colchões infláveis ​​e serviço de café da manhã, perceberam que tinham uma ótima solução para os altos custos dos hotéis nas grandes cidades. Com conhecimento da metodologia, os fundadores criaram um produto de alto valor baseado em uma necessidade que enxergaram no mercado, criando assim o AirBnB, quais são:

  • Processos metodológicos claros com ferramentas e técnicas de alto valor e fácil implementação que fornecem à equipe estratégias para validar soluções de forma rápida e com baixo custo

  • Alto foco nas pessoas, pois é um método que coloca o cliente ou usuário como núcleo e coração do processo para criar soluções para seus problemas.

  • Soluções reais para problemas reais, o Design Thinking aposta na criação de valor orientado para as necessidades existentes e é aqui que os seus processos de constante evolução desempenham um papel fundamental.

Se as empresas começarem a criar ambientes nos quais suas equipes comerciais e de desenvolvimento tenham empatia com as verdadeiras necessidades de seus clientes ou usuários, grandes coisas poderão ser alcançadas.


Ou seja, criar novos produtos que permitam às empresas manterem-se relevantes e serem líderes nos seus mercados, porque o vencedor da corrida mundial exponencial será sempre aquele que mais agregar valor ao seu consumidor final.


Comments


bottom of page